Todo mundo fala...
- Ambientação ou Cenário: Descrição física, conceitual ou contextual do cenário em que os jogadores operarão em determinada aventura. De forma simples, podemos dizer que a ambientação é o "mundo" do jogo.
Como exemplo: uma aventura pode ter como ambientação o mundo de "O Senhor dos Anéis". Cada sistema de RPG possui as suas próprias ambientações - entretanto, os genéricos permitem a criação de uma aventura em qualquer cenário imaginável.
- Atributos: Os atributos normalmente se referem às características básicas de um personagem.
- Aventura:É uma história fechada com começo, meio e fim. Pode durar uma ou mais Sessões de Jogo.
- Background /Histórico: Termo em inglês que pode ser traduzido como "história de fundo". É uma referência à história do personagem.
- Campanha:Uma série de Aventuras com os mesmos personagens que vão se desenvolvendo através do tempo.
- Comprar: Muitas vezes o termo comprar é usado com o mesmo significado do dicionário - personagens podem comprar ítens, poções e armaduras dentro do jogo. Mas "comprar" também é usado para se referir ao fato do jogador gastar pontos de experiência ou de personagem para conseguir determinada habilidade. Quando um jogador gasta esses pontos, se diz que ele "comprou" a habilidade ou poder.
- d4 / d6 / d8 / d10 / d12 / d20 : Refere-se aos dados que normalmente são usados como fator de aleatoriedade presentes na maioria dos sistemas.
- Desvantagens ou Defeitos: Características do personagem que dão forma à sua personalidade e/ou ao seu físico; sendo, não necessáriamente, uma coisa ruím.
- Ficha de Personagem: Uma folha de papel que contém todas as estatísticas do personagem.
- Free Action: É uma técnica - um preceito - adotada por mestres/narradores/GMs que prezam, em primeiro lugar, a fluência de jogo, a dinâmica das cenas.
- Imersão: Esse termo designa a idéia-base do RPG de Mesa
Ambiente de jogo - propício à concentração -, habilidades do mestre/GM/narrador em transmitir as sensações abstratas e a determinação dos jogadores em mentalizar de forma plena as situações de jogo são apenas alguns dos elementos que interferem na imersão. Vale lembrar que a música é um recurso de imersão cada vez mais utilizado pelos mestres.
- Jogador: Todo aquele que joga o RPG, exceto o Mestre, que tem denominação própria.
- Live Action: Evolução ou modificação do RPG convencional, voltado para interpretação.
- Magia: Magia no RPG tem o mesmo significado do senso-comum.
- Mestre ou Narrador: Enquanto o jogador tem uma relação com um ator de teatro, o narrador seria o diretor. Aquele quem define o cenário, figurantes, ambiente e tudo mais.
- Modificador (Em suas variantes, Bônus e Redutor): Um modificador é geralmente um valor que você deve empregar para modificar o resultado de uma jogada de dados.
- NPC (Non-Playing Character): Os NPCs são todos os personagens que não são controlados pelos jogadores. Ou sejam são os personagens usados pelo mestre para criar o mundo do jogo.
- Nível: Em muitos RPGs, o progresso dos personagens é medido por níveis.
- One Shot:Termo que designa Aventuras que duram apenas uma Sessão de Jogo.
- Overpower:Jogador que busca, algumas vezes de forma obsessiva e até desonesta, criar o seu personagem de forma que ele tenha o máximo aproveitamento de todas as suas características - normalmente relacionado ao combate.
- Parada de Dados: Quantidade de dados jogados em uma rolagem, com base na ficha do personagem.
- PC (Player Character): É um dos personagens protagonistas da história que é interpretado por um jogador específico.
- Perícias: As perícias, em vários RPGs, são equivalentes aos "conhecimentos" que cada personagem tem.
- Pontos de Experiência, Experiência, ou XP: No RPG, sempre que o personagem consegue cumprir um determinado objetivo durante uma aventura, ele ganha pontos de experiência.
- Raça: Nos mundos fantásticos existentes nos cenários de RPGs, encontramos muitos tipos de seres exoticos que podem ser usados pelos personagens jogadores. Esses seres são classificados como "raças".
- Recursos de Ambientação (termo conhecido como "Rec", no singular): Os chamados Recursos de Ambientação são os recursos sensoriais que o mestre utiliza para promover a Imersão dos jogadores na aventura.
- Rolar: Usado em frases como "role um D20" ou "role dois D20". "Rolar" é o mesmo que "jogar" dados
- RPG de Mesa: Termo que indica a maneira mais conhecida de se jogar RPG: com os jogadores apenas descrevendo através da fala o que seus personagens estão fazendo.
- Sessão de Jogo:O período real de tempo em que se joga RPG em um dia constitui a Sessão.
- Sistema: Conjunto de regras utilizadas em um jogo de RPG.
- Tracing ("traçado"): Termo que indica uma característica negativa de mestres/narradores/GMs: a condução rígida de uma aventura através de um enredo pré-criado.
- Vantagens ou Qualidades: Uma vantagem é toda característica que oferece alguma facilidade ou habilidade extra ao jogador.
- - - - - GURPS(
"Generic Universal Role Playing System", ou "Sistema genérico e universal de jogos de interpretação".)- Aptidão Mágica: Nome de uma vantagem que, em Gurps, permite que o jogador use magias em cenários aonde o nível de magia é considerado "normal". (A maioria dos cenários de fantasia medieval.)
- DX: Contração da palavra inglesa Dexterity, que significa destreza, representa os reflexos, a coordenação e a capacidade de controlar o corpo ou realizar atividades físicas com o personagem.
- HT:Contração da palavra inglesa Health, que significa saúde, é exatamente o que ela representa no personagem. Também relacionada a capacidade de resistir a ferimentos e a doenças.
- IQ:Versão americana de QI, representa a inteligência do personagem.
- NH:Contração de Nível de Habilidade, é um número que representa quanto o personagem sabe fazer determinada coisa.
- ST:Contração da palavra inglesa Strength, que significa força, é exatamente o que ela representa no personagem.
- - - - - D20, D&D, AD&D
(Dungeons & Dragons (abreviado como D&D ou DnD) é um RPG de fantasia medieval desenvolvido originalmente por Gary Gygax eDave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos EUA pela TSR, empresa de Gary Gygax. Hoje o jogo é publicado pelaWizards of the Coast. Suas origens são os wargames de miniaturas (principalmente o Chainmail). A publicação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos e foi lançada no Brasil pela Grow.)
- BBA: Significa "Bónus base de ataque", um bonus adquirido no ataque por nível de classe
- CA: Sigla para Classe de Armadura, valor numérico que representa o quão difícil é acertar um determinado personagem.
- Círculo (de magia): O circulo de magia é o indicativo do poder da magia que um personagem pode lançar. Os círculos variam de 0 (pequenos truques) a 9 (magias com poderes incríveis)
- Classe: É a "profissão" do personagem, o conjunto de habilidades que o torna heróico. São estereótipos dos tipos de aventureiros mais comuns em histórias de fantasia medieval. Dividem-se em Classes Básicas (as mais gerais), Classes para NPC (não devem ser usadas por jogadores) e Classes de Prestigio (que são como classes secundárias - ou "sub-classes", divisões dentro das classes principais).
- ND: Sigla para Nível de Desafio, número que representa a dificuldade que um obstáculo (desde batalhas até armadilhas ou coisas do tipo) representa para os personagens.
- TR:Sigla para testes de resistência, valor que indica as resistências contra efeitos nocivos, como venenos, magias, armadilhas.
(Sistema de RPG, da editora estadunidense White Wolf que utiliza o sistema D10 (dados de dez faces). Seu sistema é extremamente interpretativo, cujo o principal objetivo é a geração de crônicas (histórias). Seu cenário mais famoso é o Mundo das Trevas. Seu sucessor comercial é o Storytelling.)
- Abraço: O ato de transformar um humano em vampiro.
- Clã: Um grupo de vampiros "da mesmo família", isto é, tem a mesma origem em comum, e por isso tem características em comum.
- Torpor: Quando um vampiro entra em um estado de sono profundo. Pode ser causado por falta de sangue, ferimentos graves, ou por ser atingido por uma estaca no coração.
- Garou: Sinônimo de "Lobisomem".
(Defensores de Tóquio é um sistema simples de RPG que satiriza os animes, mangás, jogos de luta e séries japonesas (Tokusatsu) indicado para jogadores iniciantes. Foi criado por Marcelo Cassaro, antigo editor executivo da revista Dragão Brasil, com o objetivo de apresentar o RPG para iniciantes ou para pessoas que não têm como gastar muito.Nele, o jogador tem um número de pontos (determinado pelo Mestre) e com eles define as características de seu personagem, além de comprar vantagens e pericias. A facilidade para criação de personagem e o preço acessível fez desse um jogo popular no Brasil. Muitos começam a jogar RPG com o 3D&T, que depois de um tempo ganhou um cenário oficial chamado Tormenta que é baseado em vários cenários de RPGs de fantasia medieval. O Manual Defensores de Tóquio Terceira Edição Turbinado Ampliado e Revisado veio simplificar ainda mais o jogo, mudando as regras de combate e o sistema de magias.)
- PdF: Sigla que significa Poder de Fogo. É a medida da capacidade do personagem causar dano à distância, seja usando armas ou poderes mágicos inatos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ps: Que eu esqueci alguns eu tenho conciência, afinal eu mesma não conheço todos os termos já que não joguei todos os sistemas, mas se tiverem alguma duvida, é só por como comentário que eu procuro e respondo.
Desde já, agradeço a cada um dos que leen (reforma ortográfica é osso...) o blog.
bj
Nenhum comentário:
Postar um comentário